Series agora são gravadas com essas cameras ...


Seriados, filmes e comerciais são feitos usando a Canon EOS 5D MkII em vez de filmadoras de vídeo



Notou algo diferente no visual da sua série televisiva favorita? O episódio de encerramento da sexta temporada de House, que foi ao ar em maio, foi inteiramente filmado com a Canon EOS 5D Mark II. O diretor e coprodutor executivo Greg Yaitanes anunciou o fato pelo Twitter e respondeu às perguntas do público sobre a câmera. Ele afirmou que o motivo de usar uma DSLR como filmadora foi a facilidade de uso em espaços apertados.
Yaitanes explica que, embora tenha adorado ressaltar os rostos dos atores com os efeitos de profundidade de campo, houve dificuldades. “É difícil acertar o foco com essas objetivas, porém já há lentes dedicadas sendo criadas.” O diretor acredita que as DSLRs irão mudar a maneira de se fazer televisão: “Eu adorei e acho que câmeras capazes de criar esse visual são o futuro”.
Apesar das objeções técnicas inicialmente levantadas por especialistas do ramo, as DSLRs não somente entregam imagens HD de altíssima qualidade como custam muito menos e são mais leves que as filmadoras profissionais às quais os videomakers estão acostumados. O único grande entrave é a ergonomia, inadequada para filmagem, que já ajudou a gerar uma indústria de acessórios destinados a facilitar a operação das câmeras.




Acessórios de cinema digital da Cavision (acima) e Redrock (abaixo) para a Canon EOS 5D.

As Canons estão sendo usadas também em produção cinematográfica. Um filme independente intitulado The 3rd Letter, dirigido pelo polonês Grzegorz Jonkajtys e estrelado pelo argentino Rodrigo Lopresti, foi rodado inteiramente com câmeras Canon. Veja o trailer e fotos das câmeras em ação em www.36stairsfilm.com.
Por fim, a publicidade também está migrando produções para câmeras convertidas em filmadoras, num crescimento explosivo.
A Canon criou na Internet uma premiação chamada EOScars (theeoscars.com) para os melhores vídeos criados usando suas DLSRs. A empresa disse: “A Canon 5D MkII está tornando acessível um caminho criativo tanto para cineastas experientes quanto para a nova geração de videógrafos com raízes na fotografia, produzindo vídeo de alta qualidade em resolução 1080p com o benefício do sensor de 35mm com baixo nível de ruído.”
Ligeiramente atrás da Canon na sua tecnologia de vídeo, porém não tão atrás em presença no mercado, a arquirrival Nikon – que teve a honra de lançar a primeira DSLR com vídeo, a D90 – criou também o seu concurso online de curtas, o Nikon Festival (www.nikonfestival.com). Qualquer pessoa podia participar subindo vídeos com 140 segundos de duração.

Comentários

Postagens mais visitadas