COMO TIRAR ESPINHAS DE UM PEIXE !

Dicas de Como Tirar Espinhas de Peixe

Eu, como a maioria dos pescadores, além de pescar adoro comer peixe. Um grande problema que tenho na hora de comer são as espinhas dos peixes. Por esse motivo estou sempre a procura de novas dicas e macetes para aprender a retirar espinhas de todos os tipos de peixe. Este pequeno tutorial é muito interessante e pode ser aplicado a muitos peixes de água doce que tem muitas espinhas, como as traíras por exemplo. Segue o tutorial:

Para limpar arredondados, como truta, pacu, cavala e salmão, normalmente abre-se a barriga. A partir daí, o procedimento para tirar a espinha é muito simples. Com isso, o peixe está pronto para ser recheado. Quando o peixe é aberto como um livro ou à borboleta, ele fica com quase a mesma espessura em toda a superfície, o que resulta em um cozimento rápido e uinforme.

Tirando a espinha pelas costas
Pode-se tirar a espinha pelas costas e não pela barriga. Deixe a cabeça e a cauda no peixe. Ponha-o com a barriga para baixo sobre a superfície onde vai ser trabalhado e use uma longa faca para abrir a pele ao longo de um dos lados da espinha central, desde a cabeça até a cauda. Enfie a faca nessa mesma abertura e desça com ela rente às espinhas até retirar todas. Corte a pele do outro lado da espinha central e desça por ela com a faca para soltar a carne do outro lado. Com uma tesoura, solte a espinha central nas extremidades da cabeça e da cauda, depois tire-a com as guelras e as vísceras.

tirar_espinha_peixe1
Se a cabeça ainda não foi removida, tire-a cortando logo atrás das guelras. Com um corte transversal, remova a cauda.

tirar_espinha_peixe2
Aumente a abertura da barriga. Ponha o peixe com a barriga contra a tábua. Pressione a espinha central para soltá-la. Vire o peixe do outro lado.

tirar_espinha_peixe3
Se possível, tire toda a espinha de uma só vez com a faca. Se for necessário cortar a espinha para tirá-la, deslize a faca por baixo das espinhas de um dos lados.

 
tirar_espinha_peixe4
Coloque a faca sob as espinhas dos lados movendo-a cuidadosamente em direção oposta à espinha central. Faça o mesmo do outro lado.

tirar_espinha_peixe5
Erga todas as espinhas de uma só vez e deslize a faca por baixo da espinha central a fim de soltá-la da pele.

tirar_espinha_peixe6
Percorra a carne com os dedos para localizar as espinhas remanescentes e  tire-as com pinças de pontas achatadas.

tirar_espinha_peixe7
Depois de tirar as espinhas, ponha o peixe sob água corrente e seque-o cuidadosamente com toalhas de papel.





Comentários

Postagens mais visitadas