CHOCOLATE X CORACAO
Com crise ou sem crise, as pessoas adoram receber ovos de chocolate na Páscoa. Mas é preciso ficar atento ao tipo e à quantidade de chocolate que se está ingerindo. Diversos estudos revelam que a ingestão diária de um quadradinho de chocolate meio amargo (6,7 gramas) melhora as funções dos vasos sanguíneos, mas há controvérsias.
"Os estudos sobre possíveis benefícios do chocolate meio amargo não contribuem muito com o trabalho de prevenção às doenças do coração. Há inclusive um risco grande de se distorcer a informação, fazendo com que as pessoas consumam todo tipo de chocolate nesta época do ano e em grandes quantidades, o que certamente pode comprometer a saúde do coração", diz o cardiologista Otávio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula (SP).
E acrescenta que o melhor para o coração mesmo é a ingestão de outros alimentos. "Para melhorar a circulação sanguínea e prevenir cardiopatias, o consumo de frutas e vegetais pode mostrar um resultado muito superior, reduzindo entre 30% e 40% as chances de a pessoa sofrer um infarto".
Benefícios cardiovasculares
De acordo com a médica Valentine Yanchou Njike, que é uma das coordenadoras da pesquisa empreendida na Universidade de Yale (Estados Unidos), "em uma amostra de adultos saudáveis, a ingestão de chocolate meio amargo se mostrou eficiente, havendo melhora de 2,4% do fluxo sanguíneo".
Mas a pesquisadora também adverte: "A proposta do estudo não é sugerir que as pessoas aumentem o consumo de chocolate como parte de sua dieta, mas que deem preferência ao chocolate escuro, ou seja, o meio amargo, valorizando alguns benefícios cardiovasculares".
Gebara, no entanto, aponta outras medidas para ter um coração mais saudável. "A prática de exercícios moderados reduz em 23% os riscos de os homens sofrerem um infarto e o dobro (46%) em relação às mulheres. Nem é preciso ser um maratonista. Basta caminhar regularmente no parque, por exemplo. Combater o tabagismo e os níveis de estresse também é igualmente importante".
Fonte Yahoo
Comentários
Postar um comentário