CUIDADOS COM O VERÃO
Evite tomar sol entre 11h e 17h (horário de verão), o sol em excesso pode ser muito prejudicial ao organismo, provocando desde queimaduras, manchas e alergias até câncer de pele. Mas o sol na medida certa pode ser bom para o tratamento de doenças de pele, como a psoríase, a dermatite e a seborréia.
Outra boa dica para se proteger do sol é refrescar-se na sombra de um guarda-sol, de uma barraca ou de uma árvore.
Não se esqueça de passar um protetor solar adequado para seu tipo de pele e de tomar bastante líquido.
Mesmo nos dias nublados use sempre filtro solar. Proteja sua pele em todas as atividades ao ar livre.
Cuidados especiais devem ser tomados com crianças de até 6 meses de idade: nada de sol sem protetor solar e muita sombra para eles.
Crianças de mais de 6 meses devem respeitar os horários e utilizar filtro solar 15 ou mais em todo corpo.
Fique atento aos sintomas de Câncer de pele:
Calombos brilhantes, avermelhados, castanhos, rosados ou de várias cores.
Pintas pretas ou castanhas que aumentam de tamanho.
Manchas ou feridas que coçam ou sangram.
Manchas ou feridas que coçam ou sangram.
Roupas leves no verão
No verão com calor forte é indicado o uso de roupas leves e simples como camisetas regatas, shorts ou vestidos. Utilize também chinelos, sandálias bem confortáveis e acessórios como bonés, chapéus, viseiras e óculos escuros que irão ajudar na proteção.
Bronzeadores e Protetores Solares
Independentemente do tipo da sua pele, você deve sempre usar um filtro solar adequado e utilizar estas dicas:
1. Passe o filtro pelo menos meia hora antes de se expor aos raios solares
2. A cada 2 horas faça uma nova aplicação do filtro solar.
3. Não esqueça de aplicar o filtro também nas mãos,orelhas, pálpebras e pés, que recebem a mesma incidência do sol.
4. Utilize também protetor labial e protetores para o cabelo para amenizar os efeitos da água do mar.
Evite manchas na pele
Não manuseie limão e laranja em contato com o sol, pois eles contém substâncias que provocam queimaduras com bolhas e manchas. Após saborear aquela deliciosa caipirinha lave bem as mão e a boca antes de se expor ao sol.
Insetos
Não se esqueça de levar na bagagem um bom repelente, de preferência natural, para que aqueles insetinhos insuportáveis não estraguem sua viagem.
Exercícios na praia
Exercícios na praia são uma prática muito saudável, mas comece devagar, sem exageros e faça alongamento antes pois a areia fofa pode provocar lesões.
Não se esqueça de ingerir bastante líquido e manter o corpo bem hidratado, pois sob sol forte o corpo transpira muito mais.
Andar descalço na praia
Ao andar descalço na praia cuidado com a areia quente e também com as doenças provocadas por larvas ou fungos que se escondem na areia. De preferência use um chinelo leve e confortável
Cuidados com o mar
Se você não conhece a praia não nade aonde o nível da água ultrapasse a altura do peito, para não ficar a mercê da ação das correntes.
Em dias de ondas fortes evite entrar no mar e procure praias mais abrigadas.
Caso a praia possua salva-vidas peça orientação sobre as condições do mar e os melhores lugares para banho.
Sempre respeite o mar e não ultrapasse seus limites.
Preservando a natureza
Por Denis Abessa
Você já deve ter sido informado sobre isso, talvez esteja até cansado, mas aqui vai um lembrete:
1- Não jogue lixo na praia. Também não enterre o lixo pois na próxima maré ele será descoberto pelas ondas. Mesmo pontas de cigarro não devem ser jogadas na areia (ou na água): elas contém inúmeras substâncias tóxicas para os organismos marinhos. Leve seu saquinho para depositar o lixo que produzir e depois leve-o embora com você até achar uma cesta de lixo.
2- Não jogue lixo nas ruas. O lixo acaba indo para o mar, ou pior, entope os bueiros e as galerias e provoca enchentes. No dia primeiro de 2000, vários turistas tiveram os carros danificados no Guarujá devido a enchentes causadas por bueiros entupidos.
3- Não destrua ou danifique a vegetação litorânea, tanto nas praias como nas trilhas.
4- Respeite a cultura local. Não tente introduzir novos elementos ou novos valores culturais nessas culturas, pois isso criaria uma crise de identidade na cabeça dessas pessoas, com conseqüências desastrosas para elas e suas respectivas culturas. Aproveite para conhecer um pouco sobre as particularidades de cada região, as belezas regionais dos povos de cada lugar. Um exemplo de destruição de uma cultura é o que foi feito com a cultura caiçara no litoral norte de São Paulo: os turistas "transformaram" o lugar numa Mini-Sampa, e impuseram sua cultura urbanóide sobre a caiçara. Hoje, muitos dos pescadores vivem bêbados e há muitos jovens tomando o caminho da droga. Triste destino para as pessoas que habitam uma das mais belas regiões do planeta.
5- Respeite os animais que vivem nos lugares que você vai visitar. Se estiver numa praia mais deserta, evite gritar se avistar algum animal. Aproveite a chance para observá-lo com mais atenção. Dirija mais lentamente e com mais atenção, para não atropelar nenhum animal, como macacos, gambás, tamanduás-mirins, capivaras e preguiças, freqüentemente vistos cruzando as pistas das rodovias litorâneas.
Temos certeza que se você seguir estas cinco dicas sua viagem será mais agradável e você estará contribuindo para que a natureza ainda esteja lá quando você voltar, ou para as outras pessoas que, como você, estão lá para curtir a natureza e relaxar um pouco.
Fonte Guia das Praias
Comentários
Postar um comentário