Usuários on line

domingo, 7 de dezembro de 2008

FILET AU POIVRE

HISTÓRIA

O uso da pimenta na culinária remonta à antigüidade, por volta de 500 ou 400 a.C., quando os gregos começaram a utilizá-la. Um dos pais da medicina, Hipócrates, citou o produto em vários de seus trabalhos. Anos depois, o historiador romano Plínio descreveu a pimenta como ingrediente mais apropriado ao uso culinário que ao medicinal. Mais adiante, ela veio a conquistar todas as demais regiões banhadas pelo Mediterrâneo e, de quebra, as rotas das especiarias da Ásia. A pimenta começou a ser utilizada até como moeda, para pagamento de tributos ou dotes de casamento, e virou símbolo de prosperidade. Uma das muitas histórias que se contam é a do bárbaro visigodo Alarico, que, no ano 408 da era cristã, pretendia invadir Roma. Para evitar que isso acontecesse, os romanos lhe deram 1500 quilos de pimenta, com a condição de que ele nunca mais os atormentasse. Quanto à antologia da receita do filé com grãos de pimenta, sua autoria é muito disputada. O livro La Vraie Cuisine de I'le de France, de R. Lallemand, por exemplo, tem versões para todos os gostos. Uma delas sustenta que o prato foi criado pelo chefe E. Lerch quando trabalhava no restaurante Albert na Avenida Champs Elysées, em Paris, no ano de 1930. Outra versão atribui a criação do prato ao chefe Deveaux, que afirma tê-lo preparado muito tempo antes de que seu colega Lerch, em 1920, no legendário restaurante parisiense Maxim's. Há também quem diga que já em 1910 o filet au poivre era a especialidade do restaurante do Hotel de Paris, em Montecarlo. Uma quarta versão, por fim, assegura que ele surgiu 5 anos antes, em 1905, no restaurante Paillard de Paris. Porém, a versão mais aceita é que esse filé surgiu anos mais tarde, quando o chefe Auguste Joliveau, do Café de Paris, consolidou as misturas, dando forma definitiva ao prato que conquistaria o mundo.

INGREDIENTES
2 bifes de filet mignon de 300g cada
1 xícara de café de conhaque
30 grãos de pimenta verde
30 grãos de pimenta negra
1 xícara de chá de molho rôti
½ xícara de chá de polpa de tomate
1 colher de sopa de manteiga
Sal à gosto

MODO DE FAZER
1- Em uma frigideira grande derreta a manteiga e doure a carne, rapidamente de ambos os lados. Flambe com o conhaque e acrescente os grãos das duas pimentas.

2- Aperte delicadamente, com um garfo, os grãos de pimenta contra a carne, para soltarem seu sabor picante. Acrescente o molho rôti e a polpa de tomate, misturando bem.
Tempere com sal e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário