TV A LASER

A TV a Laser chegou muito antes do esperado. Mostrada pela primeira vez na Consumer Electronics Show 2008, a Mitsubishi acaba de anunciar que o primeiro modelo já está disponível comercialmente. Com 65 polegadas, a TV Laser vai custar US$7.000,00 nos Estados Unidos. O próximo modelo, de 73 polegadas, deverá estar disponível até o final de 2008.

Desvantagens e riscos das TVs a Laser
Mas porque antes do esperado? Porque as TVs a Laser tinham dois problemas técnicos difíceis de resolver: o primeiro são as manchas causadas ao redor de cada pixel gerado por um laser. Projete sobre uma parede um daqueles apontadores a laser usados em apresentações, ou aquelas canetinhas que se compra em camelôs, e observe que, ao redor do ponto central da luz há algo como um "salpico" (existe isso? - resultado de se salpicar) de luz. Em inglês o termo é speckle. Resultado: a imagem dos primeiros protótipos de TV a Laser era totalmente borrada.
No FAQ disponível no site da LaserVue, a resposta para esta questão é a seguinte:
* Q: How has Mitsubishi solved the problem of speckle in its LaserVue TV?
* A: Mitsubishi is not able to comment specifically on features or technology that employ company-proprietary intellectual property.
Então tá. Passemos ao segundo problema.
Um raio laser, por mais fraco que seja, pode danificar a retina humana. Os tais apontadores e canetinhas não podem ser apontados para o olho de alguém, sob o risco de danificar seriamente a visão - ou pelo menos alguns pixels (que os humanos chamam de cones e bastonetes) do olho do alguém - e até cegar.
No FAQ disponível no site da LaserVue, a resposta para esta questão é a seguinte:
* Q: Will LaserVue TV be safe for consumers?
* A: Absolutely.
Bom, como são meus queridos dois únicos olhos que estão em jogo, e como eles insistem em olhar sempre para o mesmo lado, ou seja, não dá para economizar um deles enquanto o outro se arrisca, eu acho que a Mitsubishi poderia ter dado um pouco mais do que uma única palavra. Às favas as company-proprietary intellectual properties - os clientes merecem mais respeito e cuidado.
Bom, mas vamos considerar que eles estão certos e que o brilho da TV a Laser não irá nos cegar.
Então se prepare, porque o brilho é realmente impressionante. Segundo os repórteres que viram o protótipo, é difícil distinguir entre a imagem da tela da TV a Laser e uma janela (hulalá, hein...).
Bom, a LaserVue é Full HD e tem um grande adicional: ela já vem com a tecnologia 3D. Basta usar aqueles "oclinhos" abestalhados. Ela também consome metade da energia de uma TV LCD ou plasma (cerca de 200 Watts).
Como funciona a TV a Laser?
Esqueça as TVs LCD e plasma e volte um pouquinho no tempo. Lembra-se das TVs de projeção? Aquelas que você não vê nada se não estiver exatamente na frente delas. Pois é, a TV a Laser nada mais é do que uma TV de projeção na qual a lâmpada foi trocada por três feixes de raios laser - um vermelho, um verde e um azul.
As TVs de projeção utilizam a mesma tecnologia dos projetores usados em apresentações (que aqui no interior o pessoal chama de canhão), baseada em uma lâmpada HID (High-intensity discharge) - a tecnologia é conhecida como DLP (digital light projection)
Na TV a Laser, essa lâmpada é substituída por uma unidade com os três lasers. Lembre-se que só existem lasers vermelhos disponíveis comercialmente. Os verdes e azuis até agora só funcionam em laboratório em temperaturas que fariam pingüim tremer de frio. As luzes verde e azul são conseguidas por meio de uma técnica chamada geração de segunda harmônica (SHG - Second harmonic generation).
Os lasers são muito melhores do que as lâmpadas, que conseguem gerar apenas um terço do espectro de cores que o olho humano consegue enxergar. A Mitsubishi afirma que a LaserVue atinge o dobro disso.
A LaserVue mede 25 centímetros de profundidade mas a Mitsubishi afirma no site que, se você comprar a TV, eles lhe vendem também as buchas, parafusos e cantoneiras para que você possa fixá-la na parede.
Gostou? Então é só esperar ela chegar no Brasil, o que deve acontecer nos próximos meses. Com o dólar beirando R$1,80, mais alguns impostos, vai guardando aí entre 15 e 20 mil.
De uma visitadinha no site da TV a Laser.

Além deste site aí, há algumas informações mais técnicas na Wikipedia, na página sobre a TV a Laser.
Não existem lasers verdes e azuis para "uso doméstico", só em laboratório.
As tais canetinhas que a gente já encontra mesmo nessas cores, usam um laser infravermelho, do mesmo tipo que é usado na TV a laser.
O laser infravermelho tem comprimento de onda de 808 nanômetros. Ele injeta fótons num cristal especial que emite luz no comprimento de onda de 1062 nanômetros. Aí um sistema de espelhos divide essa freqüência por dois. Temos uma luz de 532 nanômetros, verdinha que dá gosto de ver. O mesmo é feito para o azul.

Comentários

Postagens mais visitadas