Ano bissexto: Mas que bicho é esse ?
Todo mundo fala “Ahh, esse ano é um ano bissexto”, mas grande parcela da população não sabe nadica do que isso significa.
Por que do ano bissexto?
Bom, só pra começo de conversa não vamos dar aquelas todas aquelas explicações científicas complicadas que sempre dão no Fantástico, no Jornal Hoje ou na Sônia Abrão (?).
Basicamente, temos de quatro em quatro anos o ano bissexto porque um ano comum não tem apenas 365 dias. Na verdade todo ano tem 365 dias e 6 horas, e como não faria sentido algum o último dia do ano ter 30 horas, arredondaram para 365 dias.
Mas e agora? O que fazer com essas 6 horas excluídas?
Simples! Eles esquecem ela por 4 anos, esperando completar 24 horas (mais um dia), pois pela lógica, 4 (anos que passaram) x 6 (horas) = 24 (horas), ou um dia. Aí nesse 4º ano eles adicionam um dia a mais em fevereiro.
Que conta posso fazer para saber se um ano é bissexto?
É só você guardar na sua cabeça que todo ano que é divido por 4 é bissexto, além disso todos os anos bissextos são números pares. Não tem erro. Quer ver alguns exemplos?
1994 / 4 = 498,5 (Não foi bissexto)
1584 / 4 = 396 (Foi bissexto)
2184 / 4 = 546 (Será bissexto)
2466 /4 = 616,5 (Não será bissexto)
Essa mesma conta pode ser usada também pra saber quais anos terão Olimpíadas.
E o que tem de especial nesse dia?
Nada. Absolutamente nada.
Acontece somente que desde a antiguidade alguns mitos vem assombrando essa data. Na Escócia, por exemplo, nos anos bissextos, eram as mulheres - e não os homens - que tinham o direito de escolher quem desejassem para marido.
Outros dizem que começar negócios nesses anos é garantia de falência. Alguns mais supersticiosos garantem que se um casal juntar as alianças no dia 29 de fevereiro, é sinal que o casamento não dure muito.
Comentários
Postar um comentário