VINHOS URUGUAIOS !


Quando falamos do Uruguai logo imaginamos jaquetas de couro, sapatos, bolsas e carnes especiais de dar água na boca. O que pouca gente sabe é que nossos vizinhos tão próximos também produzem excelentes vinhos.

O vinho produzido no Uruguai vem sendo descoberto pelo mercado internacional num processo ainda em andamento que começou há cerca de quinze anos. Em 1988, uma dupla de especialistas norte-americanos, contratada para avaliar e sugerir uma saída para a vitivinicultura uruguaia, concluiu que o vinho fabricado com a uva Tannat, que era comercializado como um produto rústico ou misturado com vinho de uva Isabel nos garrafões, era na verdade um produto fino e tinha um potencial mercadológico consideravelmente mais amplo. A partir daí foram reestruturados os vinhedos, as práticas culturais, as instalações das adegas e os processos de vinificação, sempre visando a produção de vinhos finos, de nível premium no mercado internacional. Em 1987 foi criado o INAVI - Instituto Nacional de Vitivinicultura -, como pessoa jurídica de direito público, para a execução da política vitivinícola nacional, com autonomia e independência técnica, financeira e política.


O vinho produzido no Uruguai vem sendo descoberto pelo mercado internacional num processo ainda em andamento que começou há cerca de quinze anos. Em 1988, uma dupla de especialistas norte-americanos, contratada para avaliar e sugerir uma saída para a vitivinicultura uruguaia, concluiu que o vinho fabricado com a uva Tannat, que era comercializado como um produto rústico ou misturado com vinho de uva Isabel nos garrafões, era na verdade um produto fino e tinha um potencial mercadológico consideravelmente mais amplo. A partir daí foram reestruturados os vinhedos, as práticas culturais, as instalações das adegas e os processos de vinificação, sempre visando a produção de vinhos finos, de nível premium no mercado internacional. Em 1987 foi criado o INAVI - Instituto Nacional de Vitivinicultura -, como pessoa jurídica de direito público, para a execução da política vitivinícola nacional, com autonomia e independência técnica, financeira e política.
Bodega Los Cerros de San Juan (La Horqueta – Colonia)
Em 1854, Lausenth Booth construiu a adega Los Cerros de San Juan com materiais alemães e carvalho trazido da Floresta Negra. Ao redor de 1887, sob a liderança do novo proprietário, Terra Oyenard, a adega conheceu grande progresso e o Tannat se transformou no seu vinho básico. Com seus vinhedos e adega centenários, produz a linha varietal básica San Juan Connaisseurs, linha varietal Premium Cuña de Piedra, com destaque para o Chardonnay, Cabernet Sauvignon e o Tannat. O rótulo Jubileum, traduz um Ultra-Premium Tannat, com uvas de vinhedos com idades calculadas em mais de 100 anos.


Dante Irurtia (Carmelo – Colônia)
É uma empresa familiar fundada pelo basco Don Lourenzo Irurtia, cuja primeira colheita se deu em 1913. Em 1954 assumiu seu atual comandante, Dante Irurtia, que promoveu a expansão de vinhedos selecionados para produção de vinhos de qualidade internacional, atingindo hoje a posição de maior área de vinhas do Uruguai. Na grande variedade de linhas de produtos destacam-se em nível crescente de qualidade: Varietais Irurtia, Cosecha Particular Irurtia (Premium), Posada del Virrey (Super-Premium), com destaque para o Viognier, o Tannat e o Tannat-Cabernet, o Reserva del Virrey (Ultra-Premium) com carvalho, o Tannat e o Chardonnay.
Bodega Juan Toscanini & Hijos (Canelon Chico)
Depois de trabalhar em terras arrendadas, o imigrante genovês Don Juan Toscanini adquiriu sua propriedade em Canelon Chico, distante 30 Km de Montevideo, onde, em 1908 fundou a adega. Em 1980 foi iniciada a reconversão dos vinhedos, substituindo as velhas cepas por variedades clássicas importadas da França: Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Nos anos 90 o estreitamento dos contatos com áreas famosas da Europa incentivaram o programa de produção de vinhos Premium. As linhas de produtos estão divididas em três níveis. Os rótulos Alma Joven trazem cortes em branco e em tinto; os rótulos Toscanini formam a linha clássica com os varietais de praxe e um interessante corte Tannat-Merlot. Os rótulos Selección de Viñedo Toscanini - a linha Carvalho -, trazem o Tannat e o Chardonnay, dois Ultra-Premium.
Bodegas Castillo Viejo (Canelones e San Jose)
Empresa familiar fundada em 1927 por Don Santos Etcheverry, em Canelones, a 28 Km de Montevideo. Em 1950, Horacio Etcheverry expandiu a produção e comercialização dos seus vinhos. Em 1978 a condução dos negócios da empresa passou para as mãos dos irmãos Edgardo, Alexandro e Ana Maria Etcheverry, que implementaram uma grande reconversão dos vinhedos e da tecnologia da adega. A produção está dividida em quatro linhas de vinhos finos. A linha de varietais básicos - Viento Sur -, para consumo fácil e dentro da juventude do vinho. Outra linha básica é a Catamayor Varietal, onde se destaca o Sauvignon Blanc. Subindo para a classe dos vinhos Super-Premium, a linha Catamayor Corazón de Roble oferece Chardonnay e Tannat-Cabernet Franc. No nível superior, podem ser apreciados os Ultra-Premium Vieja Parcela, Sauvignon Blanc e Cabernet Franc, este um vinho muito bom.


Bodega Pisano (Progreso)
Esta vinícola foi iniciada em 1914 pela família Pisano com a plantação de vinhedos de variedades européias e veio a elaborar o seu primeiro vinho em 1924. Adquiriu renome pela filosofia de produzir quantidades limitadas, resultado de trabalho artesanal.Esta forma de trabalhar pode ser comprovada na praticidade das suas instalações, deliberadamente básicas, evitando muitas manipulações. O engarrafamento e a aplicação de rolhas são operações feitas em pequenas máquinas manuais, o que propicia inspeção permanente da produção. Sua linha de produção se divide em três níveis: os Premium Coleção 1° Viña, Viognier-Chardonnay, Torrontés Riojano, Merlot-Tannat, Tannat e Cabernet Sauvignon, os Super-Premium RPF – Reserva Personal de la Familia, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon, e, finalmente, o Ultra-Premium Gran Reserva, Pisano Arretxea, composto de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat. As premiações internacionais provam a validade da filosofia adotada pela vinícola.
Establecimiento Juanicó



Establecimiento Juanicó (Juanicó - Canelones)
Em 1840, Don Juanicó construiu cavas subterrâneas na sua propriedade, terras onde hoje está situada a cidade de Juanicó, e iniciou a plantação de vinhedos. Ainda na primeira década de 1900 a propriedade foi comprada pela família Seré, que estabeleceu a adega Cortijo Ensayo, visando a elaboração de vinhos no estilo europeu. Mais adiante, a estatal ANCAP assumiu a empresa e partiu para a produção de destilados. Após três décadas, a empresa foi adquirida por Juan Carlos Deicas, que construiu a nova face da Juanicó, a que perdura até hoje. Seus produtos principais são oferecidos com o rótulo Don Pascual, homenagem ao pioneiro da vitivinicultura uruguaia, Pascual Harriague. Sob este rótulo estão as linhas básicas Clássica e Reserva, e uma linha Super-Premium Roble com Chardonnay-Viognier, Tannat e Cabernet Sauvignon. Num nível de Ultra-Premium, o rótulo Preludio, um delicioso corte de Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. As medalhas de ouro que vêm colecionando os Roble e o Preludio comprovam a boa performance internacional destes vinhos.

La Aurora (Canelones)
Quando começou a faltar uvas européias para elaboração de vinhos finos aqui no Brasil, a Cooperativa Vinícola Aurora descobriu o Cabernet Sauvignon e o Tannat, uruguaios. Não titubeou e foi para o Uruguai se estabelecer para produção de vinhos finos.Hoje a Aurora é uma das maiores exportadoras daquele país. Além do varietal básico Conde de Fouculd Cabernet, produz a linha varietal Premium Marcus James, Cabernet Sauvignon e Tannat, além do corte Super-Premium Solar Del Paso, Tannat-Merlot, comercializado na Europa.
Vinos de La Cruz (Florida)Fundada em maio de 1887, por Julio Arocena, numa época em que vários pioneiros trabalhavam novos vinhedos, é a vinícola mais antiga do país, iniciando com produção de Malbec, Tannat e Follie Noir. O neto do fundador, Juan Jose Arocena, executivo da empresa há décadas, participou da frente nacional de melhoria da qualidade do vinho uruguaio, especialmente da revelação do Tannat, como vinho fino, em 1989.Desde 1997 a empresa desenvolve um grande projeto de produção de vinho ecológico, esforço coroado de pleno êxito quando, em 2001, assumiu a posição de primeira vinícola ecológica da América do Sul. Sua linha Vino Ecológico ou Orgânico compõe-se de varietais Super-Premium branco da casta Arriola, rosado de Moscatel e, tintos Malbec, Merlot e Pinot Noir, este um grande vinho. Informação para ser checada: são vinhos permitidos para diabéticos, segundo aprovação da Associação de Diabéticos do Uruguai.

Bodega Castel Pujol - J. Carrau (Cerro do Chapéu)
A Castel Pujol tem suas instalações antigas e tradicionais em Las Violetas (Canelones) e, recentemente, construiu uma nova e moderna adega em Riviera, divisa com o Brasil. Nestas novas instalações está produzindo os varietais básicos, Cerro do Chapéu Sauvignon Blanc, para ser bebido jovem, o Cerro do Chapéu Cabernet Sauvignon, com amadurecimento, e dois Super-Premium: o Amat Gran Reserva Tannat e o !752, um reserva cortado de Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot. Observação final:Uma excelente notícia para os apreciadores de vinho e do bom churrasco: nossos supermercados e casas especializadas deverão incrementar grandemente suas ofertas de vinhos uruguaios em 2008!

Sérgio Inglêz de Sousa é enólogo e autor do livro “Vinho – aprenda a degustar” – sergioinglez@uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas