Segurança é Qualidade de Vida

“A vida é cheia de sonhos, que se materializam e que se transformam em fontes de prazer. Afunção da segurança em nossas vidas é o de proteger os prazeres que a vida está nos oferecendo”.Para que consigamos usufruir bem desses prazeres é importante que utilizemos os Princípios de Inteligência em Segurança. Compartilhe essas informações com a sua família e seus amigos. Segurança é Qualidade de Vida.

VAMOS CONVERSAR ANTES DO FERIADÃO A RESPEITO DOS RISCOS EM SEUS DESLOCAMENTOS VEICULARES?

Você já deve ter visto ou pelo menos ouvido falar a respeito dos riscos que corremos durante os nossos deslocamentos. Estão relacionados aos problemas de ordem social. Infelizmente há muitas pessoas que querem ter o que nós temos, mas não querem trabalhar para possibilitar o acesso a esses bens – e encontram no crime uma maneira de conseguir atender esse desejo.Os riscos mais comuns estão relacionados: aos objetos que podem ser subtraídos; valores que podem ser levados (por seqüestros-relâmpagos, seqüestros com cativeiros, talões de cheques, relógios, pulseiras etc.); ou ainda o roubo ou o furto do próprio veículo.Aqui vão algumas dicas importantes:

Utilize o porta-malas para transporte de bolsas, pastas e sacolas.
Mantenha os vidros sempre fechados (totalmente fechados) e as portas sempre travadas.
Instale recurso de viva-voz para a utilização do telefone celular (evite segurar o aparelho junto ao ouvido – distrai a nossa atenção!).
Instale película redutora de visibilidade (popularmente conhecida como insulfilm) no grau máximo permitido por lei.
Jamais ceda à tentação de oferecer esmolas, comprar algo nos cruzamentos ou circunstâncias semelhantes.
Procure manter distância do veículo à frente, de forma que possibilite fuga à direita, esquerda ou ainda à retaguarda.
Se desconfiar que esteja sendo seguido, e para certificar-se disso, faça o contorno no quarteirão (direita, direita e direita), retornando na mesma via em que trafegava. Confirmando-se, portanto, de que estava sendo seguido, procure imediatamente um local melhor protegido (quartéis, delegacias, bombeiros, locais de aglomeração de pessoas, etc), além de telefonar para a Polícia (190) e informar da emergência. Informe também o seu Departamento de Segurança.
Mantenha apenas 1 cartão bancário em sua carteira (os criminosos adoram encontrar uma vítima com mais de um cartão – eles vão a todos os bancos, fazem compras e, enquanto isto, há um outro que nos mantêm cativos para garantir que informamos a senha verdadeira).
Se utilizar talão de cheques, cruze todas as folhas (caso alguém leve o seu talão, será obrigado a depositar o cheque – assim será possível rastrear o criminoso ou a quadrilha por parte da Polícia).
Desconfie de qualquer situação que o faça parar o veículo (que pode ser qualquer uma dessas que você está vendo abaixo). Isto pode ser uma armadilha. Lembre-se: pequenos problemas – soluções posteriores.

Em caso de pequenos acidentes sem vítimas (provocados por terceiros), não páre para discutir o ocorrido. Apenas anote a placa do veículo e posteriormente informe à Polícia e seguradora. Se o acidente foi provocado por você, dê um telefone de contato seu e posteriormente ajuste o que for necessário (não fique parado no local do acidente). Caso haja eventual vítima por conta do acidente, acione a Polícia e aguarde no local. Preserve o local (não movimente veículos ou pessoas), encontre uma testemunha e anote seus dados. O restante fica a cargo da Polícia e do serviço de socorro de emergência.
Adote os procedimentos de segurança em seus embarques e desembarques do veículo. Procure não permanecer no interior do veículo quando chegar a algum lugar ou quando entrar no carro.
Da mesma maneira, preste bem atenção ao chegar ou sair de casa. Muitos criminosos ficam à espreita, aguardando o momento ideal para atacar. Lembre-se sempre: não existem pessoas suspeitas, mas sim – atitudes suspeitas por parte de qualquer pessoa.
Não utilize informações em seus aparelhos de telefones celulares que indiquem maior vínculo. Exemplo: Casa – não denominar dessa maneira. Mãe – utilize o nome dela e não o termo mãe.
Se utilizar os computadores de mão (PDAs), crie senhas para acessar as informações do equipamento. Em caso de furto ou roubo será subtraído apenas o aparelho e não as informações.

Comentários

Postagens mais visitadas