COM A PALAVRA OS ORIXÁS 2009



Fim de ano chegando, começam a pipocar em revistas e na televisão previsões de todos os gêneros para 2009 - da astrologia tradicional ao Tarô.
Eu peguei carona no jogo de búzios de um pai-de-santo, que prefere ficar no anonimato, e publico aqui as revelações dos orixás.
2009 terá a regência principal de Ogum, o orixá da guerra e do progresso tecnológico. Portanto, o próximo ano deverá ter grandes mudanças em todos os setores das atividades humanas.
Ogum é também o regente de agosto, mês de nascimento do presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama. Isso significa que, de fato, o governo de Obama será vital para os destinos da humanidade.
Ele fará o que puder para termos um mundo melhor porque os regidos por Ogum nunca se acomodam. Estão sempre lutando por transformações e geralmente conseguem grandes vitórias.
Além de Ogum, que estará influenciando o ano todo, você deve levar em consideração os que vão reger cada mês, para tirar o máximo proveito das forças positivas que estarão no ar e programar melhor suas atividades.
Em tempo: Segundo o Babalorixá Ominoa D Osum, um dos mais famosos da Bahia, 2009 será regido por Oxosse. Se assim o for, melhor para todos nós porque, como bem diz Pai Ominoa, Oxosse traz muita fartura.


A seguir, estão relacionadas as características das 12 principais divindades do Candomblé que governarão os meses de 2009.


Exu

Rege janeiro, março e outubro.
Encarregado de levar as mensagens dos mortais aos orixás, Exu associa-se também à sexualidade. Nos meses a ele vinculados, há grande tendência às aventuras eróticas, às disputas amorosas e ao consumo de bebidas. Previna-se!


Iansã

Rege março, junho e julho.
Divindade do Fogo e da sensualidade, Iansã representa o movimento e a continuidade das gerações. Nos períodos regidos por ela, tente controlar seus impulso. Não decida nada em pensar bem antes.


Ibejis

Regem fevereiro, maio, junho e novembro.
Os Ibejis são orixás gêmeos e crianças. Nos períodos por eles regidos, tome cuidado para não agir de modo infantil. Assuma a responsabilidade de todos os seus atos.


Iemanjá

Rege janeiro, setembro e outubro.
Senhora dos mares e mãe de quase todos os orixás, essa divindade traz fartura e tranquilidade, quando é homenageada (com flores lançadas ao mar, por exemplo). Nos meses governados por ela, as mulheres engravidam com mais facilidade. Aliás, em 2009, ela vai favorecer a realização dos mais românticos sonhos femininos.


Nanã

Rege agosto.
Nanã é a “avó” dos orixás. Representa a calma, a dignidade e a sabedoria da velhice. Portege as crianças. No mês regido por Nanã, procure ouvir os mais velhos e prete atenção nos sonhos com parentes que já morreram. Ele serão muito reveladores.


Ogum

Rege agosto.

Guerreiro corajoso, não descansa enquanto não obtém o que deseja. Detentor do segredo do ferro, é a divindade do progesso tecnológico. Por sua influência, agosto será um mês de disputas. Faça tudo para evitá-las. Mas, se não for possível, peça a ajuda desse orixá - e pode contar com ele.


Obaluaê

Rege agosto e dezembro.
Divindade amarga e pessimista, pode provocar doenças e epidemias. Mas também cura os enfermos que a ele recorrem. Nos peródos regisdos por Obaluaê, não pare para se lastimar. Ao contrário: enfrente os problemas com garra. Além disso, andar de carro em alta velocidade, fuja de aglomerações e discussões violentas.


Oxaguiã

Rege abril, julho e dezembro.
Para esse jovem e poderoso guerreiro, é sempre tudo ou nada. Nos meses regidos por ele, a tendência é haver só felicidade ou só tristeza; só riqueza ou só miséria; só saúde ou só doença - e não um pouco de cada coisa. Portanto, nesses períodos, procure conservar o que já conquistou. Não se deixe envolver por brigas afetivas, não mude de emprego e alimente-se bem.


Oxalá

Rege abril, setembro e outubro.

Oxalá é a divindade máxima do Candomblé. É o senhor da fecundação, da fertilidade e da criação. Nenhum outro orixá pode interferir numa decisão de Oxalá. As pessoas com deficiências físicas contam com sua proteção. Nos meses regidos por ele, muitos obejtivos serão alcançados por quem souber perdoar.


Oxum

Rege abril, julho, setembro, novembro e dezembro.
Muito bela, essa divindade usa a sedução para obter o que deseja. Protege as mulheres grávidas e os bebês. Nos períodos governados por Oxum, evite a preguiça e a indecisão. Deixe seu romantismo se manifestar, pois há chances de você ter grandes alegrias afetivas.


Oxumaré

Rege maio.
Ora homem, ora mulher, Oxumaré é a divindade das transformações, das mudanças. Relaciona-se mais à renovação, ao crescimento individual, mas também pode trazer riqueza material.


Xangô

Rege novembro.
Esse orixá do Fogo é capaz de fazer ou desfazer praticamente qualquer coisa, mas sempre age com justiça. No mês sob sua influência, convém evitar o autoritarismo, a mania de decidir tudo por conta própria. Não prejudique ninguém. Mas exija seus direitos, em todas as áreas.

Comentários

Postagens mais visitadas