ROSH HASHANÁ

No dia 29 de setembro, os judeus comemoram o Rosh Hashaná, o Ano Novo da religião. Como em toda festa da colônia, a celebração do 5769º ano merece um cardápio especial. Pela tradição, alguns pratos não ficam fora da festa de jeito nenhum.
Após o toque do shofar – instrumento musical feito com chifre de carneiro – as famílias correm para casa, onde um banquete cheio de simbolismos os espera. A maçã com mel, por exemplo, não pode faltar. Todo mundo deve comer, ao menos, um pedacinho para garantir que o ano que começa será tão doce como a combinação. É só cortar a fruta em pedacinhos e mergulhá-la no mel antes de comer.
Outro ingrediente essencial na festa de Rosh Hashaná é o peixe. Os mais tradicionalistas servem o pescado inteiro. Mas a maioria das mesas fica repleta de guefilte fishs, o típico bolinho de peixe, que pode ser preparado com qualquer espécie. ´
Muitos apreciam a iguaria temperada com raiz forte, o que é considerado uma heresia pelos conservadores: afinal, a raiz forte confere um sabor levemente amargo. Comer algo com essas características, na tradição judaica, pode trazer um ano não tão saboroso. Outra tradição é a chalá, pão judaico comumente consumido no shabat. Em vez de seu tradicional formato trançado, no Rosh Hashaná, ela é redonda, em forma de caracol. A idéia é simbolizar os movimentos ascendentes, que todos desejam na entrada de um novo ano.

Comentários

Postagens mais visitadas