MAS BHA TCHE 20 DE SETEMBRO !


1. HISTÓRIA, TCHÊ !
..
Mas bah! O gauchês foi criado em 1524, por um espanhol basco separatista naturalizado argentino, que fugiu com a família para a ponta sul do país. Lá ele criou o Rio Grande do Sul, afinal, se não for grande, não serve para nada, tchê! Com a mistura do espanhol basco argentinizado com o português, surgiu o dialeto gaúcho, que é tri legal, tchê!

2. GRAMÁTICA.
No dialeto gauchês, as vogais são mais fÓrtÊs. Elas também possuem uma tonalidade mais anasalada. O A tem som de Âñ. É comum encontrar palavras em gauchês com mais de 1 sílaba tônica. A letra R também é mais forte, tendo o som de RRRRRRR, parecendo com o R espanhol. Os gaúchos de Porto Alegre também costumam falar cantado.
3. AMOSTRAS CONTEXTUAIS GAUCHESCAS

Mas bah! - É de lei usar mas bah em quase todas as frases. No entanto, é utilizado apenas nos momentos em que o gaúcho quer dar. bah! - Interjeição que o gauchês usa quando não achou legal, ou quando achou bem legal. Nunca inicia uma frase. Ainda assim, é utilizado apenas nos momentos em que o gaúcho quer dar.
Tchê! - Gauchês que não utiliza o 'tchê' é gauchês falsificado. O 'tchê' é a forma de expressão mais utilizada por gauchescos, não importa a situação, apesar de significar, quando utilizado, que o gaúcho quer dar.
Tri - O verdadeiro gaúcho usa a interjeição 'tri para tudo, menos antes do legal (isto é coisa de brasileiro querendo ser gaúcho). Mas é importante observar que a interjeição só é utilizada quando o gaucho quer dar. Mas bah, capaz! - Bah capaz já é um sofisticação do Mas bah! o capaz significa como é grande! A única circunstância em que o gaúcho fala "alemão" é quando dá pela primeira vez: "Bah, mas dói-tchê!"

Comentários

Postagens mais visitadas