Tutancâmon é exibido pela 1ª vez

O rosto do rei Tutancâmon foi exibido pela primeira vez hoje no Egito. A múmia do rei foi colocada para exposição em uma vitrine com temperatura controlada na sua tumba no Vale dos Reis, na cidade de Luxor.


A múmia de Tutancâmon foi descoberta há 85 anos pelo explorador britânico Howard Carter. Acredita-se que apenas 50 pessoas viram o seu rosto, pois, até este domingo, apenas seu sarcófago havia sido exposto.

Tutancâmon morreu quando ainda era adolescente, há mais de três mil anos. Apesar de ser considerado um rei menor entre as dinastias egípcias, os tesouros que foram descobertos na sua tumba surpreenderam os exploradores e atraíram milhões de turistas para o Vale dos Reis.

Deterioração

Segundo o arqueólogo egípcio Zahi Hawass, os restos de Tutâncamon estão sob ameaça. Atualmente, cinco mil pessoas visitam o túmulo do faraó por dia, e o suor exalado cria uma umidade dentro da câmara mortuária que afetou negativamente o estado da múmia.

Além disso, a múmia está muito deteriorada pela manipulação do arqueólogo Howard Carter quando este descobriu o túmulo do faraó em 1925. Carter usou barras metálicas para separar a máscara da múmia, e desembrulhou o cadáver para retirar cem amuletos funerários ocultos entre as camadas de linho.

O resultado é que a múmia real está hoje dividida em 18 partes diferentes que tiveram que ser coladas. Tutancâmon voltou a ser envolto em linho e tudo o que os visitantes podem ver dele agora é unicamente seu rosto.

Fonte : Terra
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2046260-EI295,00.html

Comentários

Postagens mais visitadas